Meu filho está aprendendo ou copiando?

Copiar do quadro realmente faz sentido para aprendizagem dos estudantes?

A pesquisa no campo da aprendizagem aponta que não, pois, na maioria das vezes, os estudantes são obrigados a copiar sem nenhuma finalidade didática. Eles copiam apenas com o objetivo de transcrever ou memorizar algum conteúdo. E, definitivamente, isso não garante que o aprendizado está acontecendo.  Mas se os estudantes não aprenderem copiando como eles irão aprender?

É aí que, aqui na Escola Hub, trabalhamos com as metodologias ativas. Metodologias que expandem nosso olhar para o processo de aprendizagem, colocando o estudante sempre ativo nas experiências.

Podemos começar pensando a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC): “Nas metodologias ativas, as práticas pedagógicas são estruturadas com a finalidade de fazer com que o estudante participe do seu processo de aprendizado. Além disso, essas metodologias estimulam a resolução de problemas práticos, contribuindo para o desenvolvimento de competências como o pensamento crítico. Os estudantes também conseguem trabalhar a autonomia, a responsabilidade, a proatividade, o trabalho em equipe e a independência”.

Na Escola Hub, independente da cidade ou etapa da educação, crianças e jovens estudantes são convidados diariamente a assumirem o centro desse processo de aprendizagem de maneira responsável, colaborativa e criativa.

Sendo uma escola contemporânea, com uma aprendizagem baseada em projetos, percebemos nossos estudantes no cotidiano sendo protagonistas da jornada educacional, e também, vemos nossa equipe docente envolvida, mediando, instigando, encorajando a investigação de cada criança e estudante.

E através do pensar local e global, do ser indivíduo e coletivo, do fazer e aprender a fazer, que entendemos o quanto faz sentido a conexão do mundo físico e digital, do movimento interno e externo. Vivemos num planeta que precisa de pessoas que pensem em soluções de maneira colaborativa, crítica, consciente e que usem todos os recursos tecnológicos, analógicos e humanos para melhorarem o mundo. E tudo só é possível se, dentro do ambiente escolar, fizermos uso de metodologias que realmente fazem os estudantes aprenderem e não só copiarem.

Com a aprendizagem baseada em projetos, isso se torna possível e é visível em cada movimento das crianças e estudantes, de cada construção, desenvolvimento e compartilhamento de descobertas que são apresentadas durante o ano letivo. Essa energia criativa e viva vem dos jovens estudantes, que olham para o mundo com desejo de atuação, e a partir de fenômenos e questionamentos fazem uso de recursos e da tecnologia (com mediação) para refletirem e criarem novas possibilidades e resoluções.

O uso das metodologias ativas na Hub é para expandir o sensível, humano e criativo, para facilitar os processos nos projetos, para aproximar as pessoas, para aguçar a curiosidade e facilitar na construção do conhecimento, não é vitrine, um novo termo, ou tendência. O uso das metodologias ativas na Hub é para expandir o processo de aprendizagem.

Com as metodologias ativas o docente se aproxima das novas gerações, encanta, desafia, provoca e transforma o conteúdo em algo vivo e pertencente aos dias atuais. E mais, promovemos a interação dos estudantes e dos educadores que fazem trocas, planejamentos e estudos que conversem com todas as áreas de conhecimento.

E não nos resta dúvida que estamos seguindo no caminho certo. Cada dia mais ouvimos feedbacks de crianças, estudantes e famílias que percebem e veem no nosso trabalho um rompimento com o mais do mesmo. Ao trabalharmos com novas práticas pedagógicas, estamos fazendo uso não apenas de teorias e ferramentas que expandem aprendizagem, mas também ampliam repertórios de vida!

Por Verônica Torres

Coordenadora Pedagógica da Escola Hub unidade Três Figueiras | Porto Alegre