A criança da Educação Infantil e a natureza

A Educação Infantil é envolvida por experiências e entre elas está a importante relação com a natureza. Em um mundo de concretos e tecnologia, como desenvolver na criança a responsabilidade com a natureza? Como associar as crianças à relação com a natureza? É possível conectar tecnologia e natureza?

Na Escola Hub sim! Em qualquer espaço é possível ter uma pequena horta; plantar uma flor que se torna responsabilidade da criança; pesquisar, com o uso de livros e tecnologia, sobre as necessidades de cuidado da mesma; sentir o vento, o sol, a chuva no dia a dia. O ser humano é a natureza. Entendendo essas relações, ouvindo sobre os interesses das crianças, no que se refere à natureza, é possível reinventar as experiências.

Na Escola Hub, uma escola com aprendizagem baseada em projetos, estimulamos os estudantes a investigar. E foi isso que a Educação Infantil de Juiz de Fora proporcionou aos seus estudantes no envio de um material surpresa para casa.

As crianças receberam uma semente, condicionador de solo e um vasinho de planta. O que fazer com esses materiais? As crianças são convidadas a explorar. A proposta envolve pesquisar sobre a semente recebida, investigar a planta que surgirá, observar o tempo e etapas da germinação, entre muitas outras descobertas.

Além da investigação e da observação, a criança tem a responsabilidade de cuidado com a natureza começando desde a germinação pelas suas mãos.