Acelerando a revolução: por que a Escola Hub está procurando lideranças em educação?

A Escola Hub decidiu recrutar lideranças com perfil empreendedor para seu crescimento pelo Brasil a partir de 2021. Soa diferente, talvez inusitado para alguns, afinal, escolas normalmente recrutam professores, gestores e diretores escolares. Gente com perfil empreendedor não costuma ser convocada a participar de projetos de escolas. Na verdade, nunca foram.

O desafio de crescimento da Escola Hub não se trata apenas de um projeto de expansão. É, antes, um projeto de impacto, de transformação, e de mudança na educação e na aprendizagem.

Neste breve artigo explicarei por que iremos recrutar empreendedores para liderarem a criação de novas unidades da Escola Hub pelo Brasil e como isso irá acontecer.

Uma escola que é parte de um movimento

A Escola Hub é uma escola de projetos, de aprendizagem colaborativa, investigativa e criativa, orientada para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, que pretende promover nos estudantes uma condição de autonomia intelectual, de pensamento crítico verdadeiramente sólido, de atitude empreendedora e a competência de APRENDER A APRENDER.

Não organizamos nossa escola através de aulas, disciplinas e salas tradicionais. Não temos sinos tocando nem prova usada como instrumento de poder. Também não temos crianças tristes.

Nossos professores são lideranças criativas, que trabalham a partir dos campos de interesses dos estudantes, construindo projetos que realmente despertam paixão pelo conhecimento.

Nascemos em 2018 e hoje somos 3 unidades, provocando um impacto positivo tremendo na vida de centenas de famílias, estudantes e educadores. E decidimos crescer e ampliar o impacto que somos capazes de gerar.

Espalhar escolas como a Hub pelo mundo não é tarefa simples. Não se trata da expansão de uma instituição apenas. Se trata de um MOVIMENTO. Um movimento de mudança, de esperança, e que não nasceu agora. Ao contrário, vem de muito tempo, muitas décadas, que se apoia na trajetória e nas ideias de educadores, pesquisadores e de projetos que nos inspiram, como Maria Montessori, Reggio Emillia, Escola da Ponte, Projeto Âncora, Rubem Alves, Paulo Freire, José Pacheco, Finlândia, Project Zero da Universidade de Harvard, Ken Robinson, entre outros tão relevantes.

Os empreendedores que procuramos

Foi justamente quando entendemos que nosso crescimento era sobre expandir um movimento de mudança na educação que nossa ficha caiu: precisamos de líderes com perfil empreendedor.

Gente que se move pela causa, paixão, visão, futuro.

Quem quer empreender quer mudança. Empreender é mudar. Empreendedorismo é um fenômeno que traz ao mundo inovações capazes de melhorar a sociedade, seja através de novos produtos, serviços, processos ou tecnologias. Se um empreendedor foi bem sucedido, ele seguramente provocou transformações e mudança em alguma dimensão da vida social.

Desde 2018, quando a Escola Hub foi fundada, temos conhecido muita gente talentosa e interessada em inovação educacional. Alguns já empreendem, em Edtechs, consultorias e até mesmo em outros setores fora da educação. Outros estão na carreira em pesquisa, ou atuam como professores, tanto no ensino básico quanto no superior. Gente com diferentes experiências e trajetórias de vida, mas que apresentam um traço comum: a paixão por transformar a educação por meio da inovação na aprendizagem.

Estamos à procura de quem sonha ou já sonhou em criar sua escola inovadora. Executivo, gestor, professor, pesquisador, inovador, empreendedor. Gente que já atuou ou atua em escola; gente que só trabalhou em universidades. Gente que nunca trabalhou em nenhuma delas. Não tem problema.

Estamos em busca de quem tenha atitude empreendedora diante da oportunidade de mudar a educação.

Mas na prática, como será o desafio?

Nós poderíamos abrir um processo seletivo para recrutar diretores escolares. Mas não é isso que estamos buscando. Sim, de fato os empreendedores que queremos encontrar ocuparão a posição de Direção geral em nossas unidades. Nós aprendemos ao longo dos últimos anos que o que faz a diferença para o sucesso de uma escola como a nossa não é apenas experiência e competências técnicas. O que faz a diferença é a causa e compromisso com a mudança na educação. Experiência e competências podem ser adquiridas.

Criamos um modelo de crescimento baseado no recrutamento de lideranças empreendedoras que queiram, junto conosco, implantar e gerir novas unidades da Escola Hub pelo Brasil, recebendo todo apoio técnico, regulatório, financeiro e operacional para isso. Todo investimento financeiro é realizado pela Escola Hub, assim como todo o apoio na gestão da implementação da nova unidade e no dia-a-dia da gestão.

Desenhamos uma jornada seletiva para encontrar e recrutar estas lideranças. Cada empreendedor recrutado receberá participação societária na unidade que irá implantar e liderar, além de salário fixo de mercado para ocupar a posição de Sócio-Diretor, com dedicação em tempo integral a partir do primeiro mês de operação. Deverá liderar a captação e o relacionamento com famílias, bem como o recrutamento e formação do time de professores e contribuir para a permanente evolução do modelo pedagógico da Escola Hub.

Será, efetivamente, uma liderança do movimento de transformação da educação.

Acelerando a Revolução

Nosso crescimento começa já em 2021 e temos posições abertas para diversas cidades e estados brasileiros.

A jornada seletiva já está aberta e mais informações e detalhes estão no site:

Nele é possível se inscrever para o Webinar Ao vivo onde dúvidas serão sanadas e explicaremos melhor cada uma das etapas e detalhes do processo.

Se você conhece pessoas que podem se interessar por esta oportunidade, espalhe, por favor!Se você pode ser esta pessoa, inscreva-se!

É hora de acelerar a revolução na educação.