Como funciona uma escola de projetos?

Uma escola de projetos é uma escola viva, com estudantes que se envolvem do começo ao fim, e o interesse de um contagia outros.
Aprender através de um projeto torna a aprendizagem mais significativa, e visível. Todas as habilidades curriculares são desenvolvidas durante os projetos, e isso, permite que educadoras e educadores utilizem de diversas metodologias conectadas aos interesses dos estudantes.

A educadora, educador planeja e norteia situações de aprendizagens de acordo com cada projeto. Também sugere caminhos e levanta questões durante toda jornada de aprendizagem do estudante.

Em cada questão uma hipótese, que leva a construção de um artefato (produto/ação), que é apresentado para o grande grupo. O docente deixa de expor teorias, conceitos, e passa a instigar os estudantes, mediar conflitos, sugerir possibilidades e proporcionar experiências contemporâneas.

Temos o projeto fenômeno e o autodirigido. Por exemplo, o projeto fenômeno é coletivo, onde os estudantes percorrem uma trilha refletindo sobre questões de mundo, e que impactam a vida das pessoas, do planeta.

Já o autodirigido, pode ser de um único estudante ou mais. Parte totalmente do estudante, inclusive a pergunta inicial é de sua autoria, e a decisão do artefato também.

A Hub é uma escola ancorada nas teorias contemporâneas de aprendizagens, e a nossa abordagem é baseada em projetos, plugados em diversas metodologias que contribuem com os diversos projetos. Cada projeto é conectado com conhecimentos essenciais que devem ser desenvolvidos pelos estudantes ao longo da sua jornada de aprendizagem.

O docente tem o papel de orientar, e o estudante se torna protagonista desse processo. Não é apenas selecionar informações, o estudante pesquisa, reflete, questiona, cria e compartilha descobertas.

Uma escola de projetos como a Hub, une e combina o contexto e a experiência do estudante com o currículo. Com os projetos construímos espaços de convivência, de colaboração, e potencializamos uma geração de seres mais conscientes, autônomos, responsáveis com o pensamento crítico e criativo.