#tododiaédiadebrincar
Por que as crianças brincam?
Porque tem tempo, porque são crianças, porque faz parte da infância?
Entre muitos pensares, sabemos que nem todas as crianças do mundo brincam, que existem diferentes infâncias e que uma boa parte das crianças não podem ter esse tempo livre, do brincar, de ser criança, de expandir (e são inúmeros os motivos).
Aqui vale resgatar o pensar do pediatra e psicanalista Winnicott: “A criança adquire experiência brincando. A brincadeira é uma parcela importante da sua vida, é a prova evidente e constante da capacidade criadora”.
Como existe a data “Dia das Crianças”, vale aqui abrir uma reflexão sobre o espaço do brincar.
Tem uma frase da educadora Lydia Hortélio, que comove, e é sobre o lugar do brincar, no documentário Tarja Branca, de 2014: “Estou pela revolução que falta, que é a revolução da criança”.
Seja com as palavras do Winnicott ou da Lydia, nós agora no século XXI, compreendemos a importância do brincar e da infância para a vida toda, para nossa sociedade.
O tempo das crianças não é o tempo do relógio, do capital ou do mercado que precisa justificar produtividade. O tempo da infância é o tempo da brincadeira pela brincadeira, é o tempo da sensibilidade e da intensidade.
Como adultos conscientes nós precisamos proteger esse tempo!
É esse o nosso papel: atentar para o brincar livre, permitir o momento de ócio, a relação entre pares, oferecer escuta, proteção, criar ambientes seguros e potentes de imaginação, de encantamento, ampliar repertórios brincantes e assegurar os cuidados com excelência, respeito, e possibilidade de autonomia.
No tradicional 12 de outubro, mais que um brinquedo, as crianças querem brincar, querem um espaço brincável, uma presença brincante.
Sim! Todo o dia é dia de brincar, mas neste dia em especial, nós queremos promover a presença e o tempo para brincar.
Hubianos e hubianas, vamos presentear a criançada com essa energia criadora que é o brincar?
Esse é o nosso convite afetuoso: brinque!