Escola Hub: um novo propósito para a educação das famílias brasileiras

A Escola Hub é uma instituição de ensino básico fundada em 1º de setembro de 2018, que iniciará seu primeiro ano letivo a partir de fevereiro de 2019, com turmas de 1º ao 5º ano do ensino fundamental. A partir de 2020, oferecerá também educação infantil, fundamental II e ensino médio. Seu propósito é ajudar as próximas gerações de brasileiros a melhorarem o mundo.

Um cenário de polarização entre as escolas

A Escola Hub entende que hoje há uma polarização no modelo de escola no Brasil: de um lado as escolas que se auto intitulam “alternativas”, escolas orientadas para o desenvolvimento humano. Nesta perspectiva encontram-se escolas que atuam com as abordagens Montessori, Waldorf, construtivistas, entre outras. Do outro lado, escolas que se orientam para uma direção que poderia ser classificada quase como oposta: busca pelos resultados acadêmicos, ou, em outras palavras, foco no resultado do vestibular.

A partir deste cenário de polarização, a Escola Hub se propõe a ser um caminho do meio: integrar o desenvolvimento humano ao desenvolvimento acadêmico. O papel de qualquer escola deveria sempre ser o de potencializar o desenvolvimento humano. No entanto, é preciso formar indivíduos capazes de gerarem resultados e impactos positivos no mundo, engajando terceiros em seus projetos, se engajando na resolução de problemas da sociedade, com capacidade de realização, pro atividade, e pensamento crítico e sustentável.

Resultados acadêmicos: muito além do vestibular

Para a Escola Hub, resultados acadêmicos não significam “passar no vestibular”. Significa formar indivíduos autônomos, conscientes das trajetórias profissionais que desejam trilhar, capazes de fazer escolhas que os façam felizes em todas as dimensões de suas vidas: profissional, familiar e social.

O vestibular passa e a vida continua. Portanto é preciso formar estudantes curiosos, com visão crítica e autoconhecimento para construírem carreiras e vidas interessantes, relevantes e repletas de significado. Não se trata de formar estudantes “para” o mercado de trabalho, ou “para” a sociedade, mas sim formar estudantes capazes de transformar positivamente o “mercado de trabalho”, de transformar positivamente a “sociedade”.

Leia também: 3 evidências da limitação do modelo tradicional de educação para o mundo atual

Modelo Pedagógico: uma escola de projetos

Para alcançar o objetivo de ser de fato um caminho do meio, que integra desenvolvimento humano ao desenvolvimento acadêmico, é preciso um modelo pedagógico capaz de dar conta deste desafio. É por isso que a Escola Hub tem como modelo pedagógico a Aprendizagem baseada em projetos.

Isto significa que os estudantes aprenderão o português, a matemática, as ciências, a história, a geografia, e o inglês, através da realização de projetos reais, que envolvem a produção de artefatos e o desenvolvimento do domínio cognitivo da criação.

Na verdade, a Escola Hub é uma Escola de Projetos, ou seja, foi desenhada em todas as suas dimensões para entregar uma experiência real de aprendizagem por projetos: projeto pedagógico, matriz curricular, ambientes de aprendizagem, mobiliários, formação de professores, modelo de avaliação, entre outros.

Aprender através de projetos não é reinventar a roda: diversos países e escolas ao redor do mundo, inclusive no próprio Brasil, já desenvolvem esta abordagem e com muito sucesso. Ela permite que os estudantes aprendam a partir daquilo que os interessa, de contextos relevantes para eles, respeitando seus respectivos ritmos e velocidades de aprendizagem.

Uma escola desenhada para a personalização e colaboração

Ser uma escola de projetos, pensada em todas as suas dimensões para isso, permite que a Escola Hub ofereça a seus estudantes uma experiência personalizada de aprendizagem, através de projetos e outros recursos didáticos que acolhem as individualidades.

Uma escola de projetos é uma escola de relações, que exige dos estudantes aprenderem a se expressar, a dizer o que pensam de forma construtiva, a criticar o que não concordam, a se colocarem no lugar do outro, a criar de forma colaborativa.

Só é possível aprender desta forma se a individualidade de cada um for respeitada a todo momento, e se todos tiverem oportunidade de conhecer uns aos outros, para aprenderem uns com os outros, inclusive professores.

Um novo propósito para a educação das famílias brasileiras

A Escola Hub pretende oferecer às famílias brasileiras um novo propósito para a educação de suas crianças: colaboração, investigação, autoconhecimento, habilidades sócio emocionais, criatividade, problematização, raciocínio matemático, pensamento artístico, comportamento empreendedor, mentalidade sustentável.

Mas acima de tudo: aprender com alegria, com felicidade, com paixão e prazer. Queremos, no final do dia, que nossas crianças sejam felizes, se transformem em jovens e adultos felizes, bem resolvidos com suas questões e identidade, capazes de melhorar o mundo, sempre com muita energia positiva, altruísmo, talento e colaboração.

Este espaço é limitado para expor todo projeto da Escola Hub. Se você quiser saber mais um pouco, pode visitar o site www.escolahub.com.br.

Estamos de portas abertas!

Thiago Almeida

Fundador e Diretor Executivo da Escola Hub