Literatura e contação de história no processo de aprendizagem

A literatura infantil proporciona experiências fundamentais para a formação intelectual da criança. E no decorrer da prática pedagógica somos incentivados a refletir sobre a importância da literatura infantil no contexto escolar e no desenvolvimento humano. A literatura alimenta a imaginação, provoca nossa capacidade de se colocar no lugar do outro, aumenta o repertório linguístico e amplia as possibilidades de comunicação com o mundo.

Por meio das histórias compreendemos as relações, amadurecemos sentimentos e encorajamos nossa identidade. Ler, contar e ouvir histórias permite que a criança exercite e coloque a oralidade em prática, e consequentemente, auxiliam na construção da linguagem escrita com significação. Tudo no seu tempo, de acordo com cada idade. Como? Através de muitas histórias cantadas, dramatizações, dinâmicas, rodas de leitura, rodas de conversa, narrando e principalmente ouvindo muitas histórias!

Para despertar o interesse da criança no momento de leitura é preciso que os livros sejam de qualidade e faça parte do interesse dessa criança ou grupo. E para isso, eles precisam ser escolhidos de acordo com alguns parâmetros. Mas, quais poderiam ser esses parâmetros?

● Conhecer nosso leitor, ouvir as crianças e saber suas preferências;
● Experimentar variedade de gêneros e conhecer várias obras;
● A qualidade literária pode perpassar pela inteligência, humor e/ou delicadeza;
● Ilustração e texto dialogam;
● Cuidado gráfico.

Enfim, devemos entender o livro como objeto artístico e cultural. Um bom livro é aquele que não se esgota em uma leitura, e que conseguimos descobrir diferentes detalhes em cada nova leitura e releitura.

Essas são as dicas da teacher Natalia Leonel, da unidade Alto dos Passos.