No momento ímpar de nossa história, a pandemia de Covid 19 veio trazer questões dolorosas e hiatos de nossa sociedade. No primeiro momento a educação e os processo de ensino-aprendizagem se tornaram difusos e obscuros diante das incertezas que estavam surgindo.
Um ano e meio após o início do ensino remoto, ficaram lições e compreensões que mudaram a forma, os métodos, os engajamentos e a comunicação de forma importante e reflexiva para a educação do Brasil e do Mundo.
A linguagem matemática e as ciências não foram diferentes. Em dia tínhamos os aspectos físicos para construção e pensamento matemático e científico e no outro, fomos recriando através da tecnologia e das ondas eletromagnéticas a forma de transformar o estudante, diante de uma educação por competências usando ferramentas e metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem.
Diantes as incertezas, tivemos a concretização que o poder humano de transformar a educação é inerente ao homem e com isso passamos a ter laboratórios virtuais, dinâmicos e que colocavam o estudante de forma ativa no seu processo de aprendizagem
Sites, Aplicativos, Software promoveram formas de gamificação colocando a matemática na linguagem dos alunos.
Ainda engatinhamos na educação genuinamente transformadora, como grandes pensadores da educação assim escrevem, a pandemia de Covid-19 evidenciou as desigualdades da nossa sociedade e ao mesmo tempo quebrou barreiras a se pensar o novo.
Por Diego Moreira
Coordenadora do Ensino Fundamental 2 - Hub Bom Pastor | Educador de matemática e ciências