O que é capaz de mudar uma escola?

Apesar de complexo, o conjunto de soluções possíveis deve incluir mudanças nos vínculos estabelecidos entre professores e estudantes, a fim de sustentar a tríade professor-estudante-conhecimento como fundação das relações de sentido na escola.
Transformar o vértice onde se encontram os professores exige um novo conjunto de paradigmas que substituem a noção de capacitação ou formação docente pela ideia de desenvolvimento profissional. A perspectiva de mudança nas escolas requer um desenvolvimento profissional docente sintonizado com paradigmas de inovação e (trans)formação pouco visto nos processos formativos hoje disponíveis.

A Escola Hub tem em sua essência essa premissa de escola como espaço aprendente, onde docentes também aprendem e se desenvolvem continuamente.

O paradigma de inovação está orientado pelos modos de funcionamento e significação da cultura digital e contempla, pelo menos, as seguintes premissas:

1. O foco da escola não é o ensino, mas a criação de ambientes para a aprendizagem, organizados em torno de projetos, de atividades baseada em problemas, do “aprender fazendo” e da “aprendizagem com diversão”;

2. A relação professor-estudante se dá baseada em processos de produção de sentidos colaborativos, relações horizontais de troca e coautoria;

3. A avaliação deve ser formativa e desenvolver uma atitude engajada, aprendente, investigativa e reflexiva em torno de problemas desafiadores.

Diante disso, a Escola Hub apresenta um conjunto de estratégias para desenvolvimento de educadores sintonizados com a cultura da aprendizagem e a cultura digital.
Os espaços de aprendizagem ocorrem em 3 níveis:

Individual onde os professores desenvolvem seus planos individuais com apoio de outro docente, que fortalece a parceria de aprendizagem entre pares. A cada semestre essa parceria se modifica e a diversidade se apresenta como mais um estímulo de aprendizagem;

Local, onde processos personalizados podem ser desenvolvidos para o time de cada unidade, em função de suas características locais e projetos;

Rede, onde todos os profissionais de todas as unidades se encontram síncrona e assincronamente ao longo do ano para trocas de experiências e processos autorais de práticas didáticas.

É assim, com dando continuidade ao desenvolvimento profissional docente frente aos desafios da contemporaneidade que mudamos, transformamos uma escola todos os dias.

Adriana Martinelli,
Desenvolvimento Profissional e Acadêmico.