Seu filho pode aprender melhor e ser mais feliz na escola

Uma das maiores preocupações de todos os pais, senão a maior, é com a educação do filho e seu rendimento escolar.

Talvez você tenha percebido que seu filho não está aprendendo no mesmo ritmo de outros de sua turma.

Ou então, os professores dizem que seu filho é muito agitado e que não consegue prestar atenção na aula.

Se você já passou por alguma dessas situações, ou por todas elas, provavelmente já se perguntou se seu filho tem algum problema.

Antes de tirar qualquer conclusão, queremos te convidar para uma reflexão sobre a importância da escola na avaliação, diagnóstico e tratamento dessas questões.

Método tradicional de ensino

A modelo mais comum de ensino das instituições educacionais é o chamado “método instrucional”. Essa concepção pedagógica tem como premissa central a aprendizagem como um processo de transmissão, em que o educador, o expert, irá transmitir seus conhecimentos para os aprendizes.

O método instrucional usa da padronização da aprendizagem para uniformizar a experiência dos estudantes. Assim, todos aprendem as mesmas coisas, ao mesmo tempo, do mesmo modo e na mesma velocidade.

O que se espera do estudante nesse processo, é que ele aprenda através da escuta ou apenas “prestando atenção” de forma passiva e, via de regra, pouco significativa. Isto provoca dificuldade em se compreender o sentido do que se está aprendendo.

O problema pode não estar no seu filho

Com a aplicação do método explicado acima, o que se observa é que muitas vezes a personalidade de cada criança é deixada de lado. Elas são tratadas – e ensinadas – como uma só.

Assim, quando um aluno tem dificuldade de aprender determinado conteúdo, ou não consegue se manter atento às explicações, ele pode ser taxado como problemático.

Na verdade, cada estudante tem seu próprio processo de aprendizagem, com tempo, velocidade e capacidade de assimilação de cada área, distintos. E é com foco nessa personalização da experiência, que as novas metodologias da educação têm trabalhado.

A alternativa

Nós acreditamos que escolas inovadoras podem mudar o mundo. Na Hub, propomos a educação baseada numa aprendizagem colaborativa e com significado, que ajuda a promover indivíduos mais felizes, autônomos e conscientes de suas escolhas, e, consequentemente, mais preparados para o futuro. A ideia é incentivá-los a serem protagonistas de sua educação, através de projetos e outros recursos didáticos que acolham as individualidades.

É por isso que a Escola Hub tem como modelo pedagógico a Aprendizagem baseada em projetos. Trata-se de uma escola de relações, que exige dos estudantes aprenderem a se expressar, a dizer o que pensam de forma construtiva, a criticar o que não concordam, a se colocarem no lugar do outro, a criar de forma colaborativa.

Só é possível aprender desta forma se a individualidade de cada um for respeitada a todo momento, e se todos tiverem oportunidade de conhecer uns aos outros, para aprenderem uns com os outros, inclusive professores.

Para saber mais sobre a Escola Hub, marque uma visita.