Na posição de coordenadora da Educação Infantil, muitas pessoas questionam sobre a alfabetização nesse segmento. No entanto, a Educação Infantil fica responsável pelo Letramento, ou podemos dizer, com base em documentos de orientação educacional, pelo processo de Leitura e Escrita na Educação Infantil. Ou seja, o entendimento da função social da leitura e da escrita em nossa sociedade. A sistematização da alfabetização acontece, de fato, no Ensino Fundamental.
Vivemos em um mundo de leitura e escrita, elas estão nas nossas relações através de bilhetes, convites, receitas, livros, entre muitos outros meios. É papel do educador e da família proporcionar experiências de contato com esse mundo. Educação Infantil é isso, vivenciar experiências mediadas pelo adulto.
E como acontece esse processo de leitura e escrita?
Para início de conversa, segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento que orienta quanto às práticas pedagógicas, a Educação Infantil tem como eixos estruturantes as interações e as brincadeiras. E é a partir desses que o processo de Leitura e escrita deve acontecer na Educação Infantil.
A criança precisa entender a função social da leitura e da escrita, o porquê de escrevermos e lermos, qual a finalidade desse processo. Assim, quando a hora da alfabetização chegar entenderão o motivo dessa necessidade. Por isso, é importante a apresentação de diferentes gêneros textuais, sem se preocupar com nível de dificuldade, o importante é a experiência, o contato com os meios de leitura e escrita. A leitura pode aparecer em ações do nosso cotidiano como as placas, rótulos de embalagens e também na leitura de imagens.
Outro exemplo é a receita, na qual é possível desenvolver com as crianças acompanhando a escrita. Assim, entendem que aquele texto orienta sobre como desenvolver uma produção culinária. Além de proporcionar uma colaboração e desenvolvimento da autonomia, a criança está sendo exposta a uma experiência, sensorial e concreta, de leitura, relação de quantidade, proporção e tempo.
Ao elaborar uma lista de compras no mercado, por exemplo, escrevendo de forma espontânea, ou seja, sozinha, do seu jeito, ou tendo um adulto como escriba, a criança entende a finalidade da escrita para auxiliar na memória, passar alguma mensagem ou informação. Além da sequência dos elementos apresentados.
E como acontece a escrita na Educação Infantil?
Na representação como a criança entende, de forma autônoma. Inicialmente as crianças representam as escritas pelo que chamamos de “garatujas”, representações por diferentes desenhos. Com o tempo conhecem as letras, sem obrigatoriedade de conhecer todas, mas aquelas que visualizam na relação com os adultos, as que fazem parte do seu mundo, em nomes de conhecidos, embalagens, entre outras experiências. E utilizam essas nas suas representações, de forma aleatória. Esse é um importante salto para entender que palavras são formadas por letras, o que pode ocorrer ainda na Educação Infantil, ou no Ensino Fundamental, dependendo do desenvolvimento da criança.
O contato com o livro literário é uma experiência muito importante nesse processo, que pode e deve acontecer desde bebê. É importante ler exatamente como está no livro, proposta de leitura, o que difere da contação de história, apresentando outro enredo e que também é importante para o desenvolvimento criativo e da imaginação da criança. Devemos escolher livros interessantes para motivar as crianças, leituras sem qualidade não motivam. É importante ler quantas vezes for do interesse das crianças e possibilitar que a mesma faça a leitura também, seja através das imagens ou pela memória a partir de outras leituras, feitas por um adulto. Assim, a criança se reconhece como sujeito leitor.
As estratégias aqui apresentadas proporcionam às crianças inserção no mundo da leitura e da escrita, possibilitando ser o centro do processo, com respeito ao seu tempo e nível de desenvolvimento, sem pular ou antecipar etapas correspondentes ao seguimento posterior. Afinal, esse processo da Educação Infantil é de extrema importância na formação de um sujeito leitor e escritor.
Por Letícia Duque
Coordenadora da Educação Infantil - Hub Alto dos Passos | Produtora de trilhas - material de alfabetização | Formada em Pedagogia pela UFJF | Mestrado em Educação pela UFJF